quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Despiques

Assiste o país a um curioso despique, de resultado imprevisível. As eleições ainda vêm longe, o campeonato ainda não chegou ao Natal, a SIC diz que sim, a RTP diz que não. O Portugal «real» está dividido: cada metade, longitudinal ou transversal, discute acaloradamente a sua opção, quiçá a sua poção. Aqui não há Porto nem Lisboa, benfiquistas ou portistas, «laranjas» ou «chuchas», monárquicos ou republicanos. E, contudo, os portugueses têm dúvidas: a decisão é difícil.

São do Norte; têm ambos uma enorme capacidade para falar do que não sabem; o bigode fica bem a qualquer um deles; a sua linguagem e humor suplantam, de longe, as melhores produções da BBC; nunca será pela cabeça que lhes virão as constipações; estão verdadeiramente convencidos de que gostam mais de mulheres do que qualquer outro homem. São o alter-ego recíproco.

Ficam os nomes imaginários destas duas famosas personagens -- Quim Barreiros e Pedro Abrunhosa -- e a quem descobrir os seus nomes verdadeiros ofereço viagens ao bacalhau da Maria.

Maria de Fátima C. Pinheiro
Porto
PUBLICO-1994/12/13-100