sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Pimba - Um Fenómeno Musical

O Fenómeno Musical "Pimba" - O caso Emanuel
Dissertação apresentada à Universidade Nova de Lisboa para obtenção do Mestrado em Estudos Portugueses (Variante de Culturas Regionais)
Director de tese: Professor Doutor João Ranita da Nazaré

Resumo

O objectivo deste trabalho é fazer uma reflexão acerca de um fenómeno que se veio a difundir em Portugal a partir da segunda metade da década de 90 na área da música ligeira que se faz no nosso país e é ouvida (senão apreciada) por uma grande parte da população portuguesa – o “pimba”. Assim, pretendemos com esta reflexão estudar algumas características desta música, de modo a podermos vir a compreender melhor o fenómeno supracitado.



Entendemos então que, para podermos alcançar os objectivos traçados, é necessário responder a algumas questões relacionadas com aspectos da sociologia da música. Que papel ou papéis pode eventualmente desempenhar esta música na nossa sociedade? Quais as características deste género musical que fazem com que as massas (às quais todos nós, sem excepção, acabamos por pertencer) em certas ocasiões se identifiquem com ele? E as canções incluídas no género musical “pimba” são criadas de acordo com a moda ou elas fazem a moda?

Gostaríamos de salientar acerca deste fenómeno social que verificámos que ao lado de certo tipo de comportamentos que demonstram uma total repugnância por esta música, considerando-a como música sem qualidade ou de qualidade duvidosa, coabitam outros que traduzem a mais fervorosa e quase fanática dedicação e no que diz respeito ao papel que este género de música pode ter, é importante referir que devido ao carácter simples das suas letras, com as quais muitas pessoas se identificam, estas canções chegam a desempenhar um papel como que de catarse social, contribuindo para aliviar as tensões do dia-a-dia e combater o stress característico duma sociedade moderna e onde predomina uma cultura de massa.

Índice

Introdução
1. Problemática
2. Pertinência do estudo
3. Dificuldades
4. Metodologia

Capítulo I – Enquadramento sociocultural
1. Origens e influências na música “pimba”
1.1. Da cultura de massa
1.2. Da cultura Kitsch
1.3. Da cultura tradicional e da canção “popular” portuguesa
2. Um novo estilo: o “pimba”

Capítulo II – Emanuel: o homem
1. História de vida
1.1. Covas do Douro
1.1.1. Os afazeres
1.1.2. As aventuras
1.2. As viagens
1.2.1. Covas do Douro – Lisboa
1.2.2. Lisboa (a casa dos tios) e o regresso a Covas do Douro
1.3. Lisboa (novos contactos)
1.3.1. O Paris Orly
1.3.2. A Escola de Música Duarte Costa
1.3.3. O futebol, o Atlético e o Sporting
1.4. As férias
2. Actividade artística
2.1. O professor Américo
2.2. O arranjador/orquestrador
2.3. O cantor (Américo Monteiro/Emanuel)

Capítulo III – O repertório
Aspectos musicais e literários
1. A criação musical
1.1. A forma
1.2. Os ritmos
1.3. As melodias
1.4. As harmonizações
1.5. As instrumentações
1.5.1. Os instrumentos
1.5.2. Os ensembles e os conjuntos instrumentais
1.5.3. As vozes e os conjuntos vocais
2. A criação dos textos
2.1. Os temas
2.2. O vocabulário
2.3. A métrica
2.4. A rima

Capítulo IV – A performance musical
Os espectáculos
1. Os espaços e o tempo
2. Os participantes
2.1. Os artistas
2.1.1. A “vedeta”
2.1.2. Os músicos
2.1.3. O coro
2.1.4. As bailarinas
2.2. O staff
2.2.1. Os agentes
2.2.2. A equipa de som e luz
2.3. O público
3. A imagem
3.1. O vestuário
3.2. As coreografias

Capítulo V – Registos sonoros e recortes de imprensa
1. Registos sonoros
1.1. A gravação das canções
1.2. Os trabalhos editados
1.3. A promoção e a divulgação
1.4. Os destinatários
2. Recortes de imprensa

Conclusão

Bibliografia e discografia
1. Bibliografia citada
2. Bibliografia consultada
3. Bibliografia da música “pimba” relativa ao caso Emanuel
4. Discografia consultada

Anexos
1. Transcrições musicais e literárias do corpus do trabalho
2. Outras transcrições musicais e literárias
3. Grelhas de registo dos dados para análise
4. Legenda das imagens utilizadas ao longo do trabalho
5. Exemplos musicais e literários referidos ao longo do trabalho (1 Cd)
6. Corpus do trabalho (2 Cds)


Francisco Manuel Marques
http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/Tese.htm
http://clientes.netvisao.pt/franci03/textos/Tese.htm


Lançamento do livro "O Pimba - Um Fenómeno Musical"

Apresentação pública em Beja no dia 25 de Maio de 2006, pelas 18.00 horas, no BejaParque Hotel, integrado nas Festas do Concelho.


O Pimba Um Fenomeno Musical - Francisco Manuel Marques (Editora: Setecaminhos / Colecção: Extra Setecaminhos)