sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Big Show Pimba
Na sociedade actual o "pimba" tornou-se um culto por excelência. Ninguém escapa a este autêntico fenómeno que nos entra todos os dias pela "caixa mágica" que temos em casa. Os programas que o fazem são vários, todos se acham originais, no entanto, se virmos bem, são todos vulgares e de baixo nível.
Um deles é o "big show sic", um programa pimba a todos os níveis que arrasa audiências levando-nos a pensar que a própria sociedade é pimba, inculta e adora todo o tipo de "lixo" televisivo desde que "embalado" num cenário metálico com bailarinas sorridentes que lembram autênticos clones. O exagero é tal que, agora, o dito programa até tem direito a infernizar-nos todos os sábados à tarde, em directo.
Aí os pimbas mostram-se, dizem baboseiras com os "Francisquinhos" ao colo, quebram os limites da futilidade, zangam-se porque "afinal havia outra", fazem-nos acreditar que "já não são bebés", num gozo de mau gosto aflitivo, obrigam-nos a "aguentar com esta" porque afinal "não és homem para mim". À mistura com tudo isto há lugar à revelação de novos talentos com a promessa de "um trono e cem contos".
Não se pode esquecer "o macaquinho das crianças", o tal Hadriano com "H", porque o produtor é brasileiro.
Com tudo isto, o público vibra, faz tudo o que lhe mandam, chora quando o mandam chorar, entra em histeria quando é preciso gritar e venera o "programa do povo".
O júri, no meio de comentários idiotas, lá vai tentando dar credibilidade ao que por lá se faz.
No entanto, se tudo isto acontece é porque algures na nossa sociedade, independentemente de credos, religiões ou posições sociais, há muitos "alguém" que se identificam com o programa.
Uma questão fica no ar: será que neste mundo supérfluo se sobrepõem frivolidades a uma cultura que defenda os nossos valores mais genuínos?
É algo em que devemos pensar, em nome da nossa identidade cultural.
Vanessa Massa (10º ano)
Teia - Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros
Março de 1999
http://www.iie.min-edu.pt/edicoes/teia/marco1999/mcavaleiros.htm
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)